banner blogueira iniciante.png
banner marketing digital.png
banner morando sozinha.png

ERROS QUE COMETEMOS AO LAVAR O CABELO!

Oii, amores! Tudo bem? Vocês sabem que sou louca pelo meu cabelo e sempre estou fazendo receitinhas caseiras e testando produtos novos para ajudar na saúde capilar, não é?

A algum tempo descobri que algumas manias que eu e muitas mulheres temos ao lavar o cabelo são erradíssimos! Alguns desses erros não complicam só no crescimento mas também influenciam na quebra, ressecamento e muito mais. Vamos ver quais são esses erros?

PASSAR SHAMPOO NO COMPRIMENTO DO CABELO: O shampoo é feito para limpar o fio e remover a oleosidade, e acontece que no comprimento os fios não tem quase nada de oleosidade, e em contato com o produto, acaba ficando ressecado, podendo vir a quebrar e abrir pontas duplas. Lave apenas o couro cabeludo com massagens circulares usando as pontas dos dedos (não as unhas, viu?). O shampoo que escorre no comprimento durante a lavagem do couro cabeludo já é mais do que suficiente para a limpeza dos fios.

LAVAR O CABELO COM ÁGUA MUITO QUENTE: Esse é um erro que até eu ainda cometo as vezes, mas aaah, tão gostosinho um banho bem quentinho, não é? HAHAHAHA mas é sério, não podemos fazer isso. Acontece que a água quando muito quente acaba abrindo a cutícula do cabelo, ressecando e deixando ele opaco, estimulando a produção de oleosidade. O certo é tomar banho morno, porém, sei que aqui no sul é quase impossível tomar banho morno, então a solução é deixar o cabelo o mínimo possível no chuveiro.

PASSAR CONDICIONADOR/MÁSCARA NO COURO CABELUDO: Aqui está um erro que sei que muitas meninas acabam cometendo sem saber. Essa mania, acaba entupindo os poros, causando vários danos como queda, caspa, cabelos fracos, quebradiços e além disso, com o passar do tempo, o entupimento causa afinamento dos fios. Tomem muito cuidado com isso, pois com o passar dos anos, os poros podem ficar tão entupidos que aos poucos os fios vão nascer tão finos, que podem parar de nascer. Sério, cuidado!

TORCER O CABELO APÓS O BANHO: Gente! Isso me da agonia! Quando vejo alguma amiga minha torcendo o cabelo quase infarto, de verdade. DE FORMA ALGUMA você deve torcer o cabelo para remover o excesso de água, como o cabelo está molhado, ele esta mais frágil, então fazendo isso seu cabelo quebra e pode vir a abrir muitas pontas duplas, deixando ele super ressecado. O certo é pegar uma toalha bem fofinha e apertar com cuidado o cabelo.

APENAS O USO DE CONDICIONADOR NÃO BASTA: Mesmo o condicionador deixando o cabelo macio e desembaraçado, ele não repõe os nutrientes necessários para a saúde capilar. Existem muitas máscaras ótimas e baratinhas no mercado que ajudam muito a repor esses nutrientes necessários para o cabelo, também temos opções de receitas caseiras que ajudam muito, logo trarei várias para vocês, fiquem ligadas!

APLICAR O SHAMPOO DIRETO NO CABELO: Ai está outro erro que muitas cometem sem saber. Aplicando o produto na mão direto no cabelo, faz com que apenas na região aplicada fique a maior concentração de shampoo e o resto acabe não recebendo o necessário do produto, deixando o cabelo ressecado. O certo é aplicar o produto na mão e esfregar até fazer espuma e ai sim aplicar no couro cabeludo inteiro. Ou então adicionar num potinho com um pouco de água para diluir, e ai sim aplicar.

ENROLAR TOALHA NO CABELO: Um dos, senão o mais comum erro entre as mulheres. Sair do banho, secar o cabelo, enrolar numa toalha e jogar pra trás. Quem nunca? HAHAHAHA Como eu disse anteriormente, o cabelo molhado está muito frágil, então fazendo isso, seu cabelo quebra podendo vir a abrir pontas duplas e deixando ele fraco.

USAR CONDICIONADOR ANTES DA MÁSCARA: Pensa comigo, a máscara serve para repor nutrientes no fio, e o condicionador serve para selar a cutícula, então como os nutrientes vão ser repostos no fio com a cutícula fechada? Então, use o shampoo, aplique a máscara para nutrir os fios e ai sim o condicionador vem para selar a cutícula.

USAR SHAMPOO ANTI RESÍDUO COM FREQUÊNCIA: Para quem não sabe, ele é usado para uma limpeza mais profunda do couro cabeludo, retirando o acumulo de produtos que estão ali.

cabelo opaco, seco e pesado pode ser sinal de excesso de resíduos!

Pessoas com cabelos oleosos tendem a pensar que o uso frequente deste produto remove a oleosidade, mas é um mito! Pois o couro cabeludo produz mais oleosidade ainda. O certo é usar 1 vez a cada 15 dias, ou no máximo, 2 a cada 15. Isso é para todos os tipos de cabelo, não só os oleosos!

E ai? você cometia algum desses erros e nem sabia? As dicas foram úteis? Me conta, vou adorar saber!

Espero que tenham gostado das dicas, até a próxima

Todos os direitos reservados. Blog Bruna Mertz.