banner blogueira iniciante.png
banner marketing digital.png
banner morando sozinha.png

Kit de maquiagem para iniciantes

Oii, gente! Tudo bem com vocês?

Bom, eu tenho recebido no meu Instagram vários pedidos de post, e aos pouquinhos tenho atendido com muito carinho

Como vocês viram no título do post, hoje vou falar sobre o que eu acho necessário ter para quem está começando a conhecer o mundo da maquiagem. Nada aqui é regra, mas eu acho bom ter pois são úteis e práticos, as marcas que estão no post não são as que você precisa ter, mas sim as que eu uso e indico, vamos lá?

Primer:

Primer eu acho essencial. Para quem não sabe, primer é conhecido como o "primeiro passo da maquiagem". Ele vem antes de todos os outros produtos, pois ele ajuda a reduzir os poros, ajuda na fixação da maquiagem e alguns ajudam a remover manchas da pele (como é o caso dos primers do Boticário), entre outros benefícios que alguns primers podem trazer. Mas no geral, todos são para reduzir a aparência dos poros e fixar a maquiagem.

Eu uso esse da Ruby Rose, custou apenas R$18. É maravilhoso, realmente reduz a aparência dos poros e fixa muito bem a maquiagem. Ele é meio líquido, fácil de espalhar e com um cheirinho muito bom.

Base:

Muitas pessoas tem dificuldade em achar o tom de base certo, e ai vai uma dica: Vá até a loja de cara limpa e teste a base no seu próprio rosto. Escolha 3 bases: a que você acha que é a sua cor, uma apenas UM tom mais claro e outra UM tom mais escuro, por exemplo: você acha que a sua cor é a bege 3, então pegue a bege 2 e a bege 4. Faça pequenas marcas no seu rosto uma ao lado da outra e veja qual se assemelha mais ao tom de sua pele.

A base deve ser escolhida conforme o seu gosto e tipo de pele. Se sua pele é mista ou oleosa de forma alguma use bases com óleo na composição pois sua pele vai ficar mais oleosa ainda e a tendência de aparecer acne é grande. Para peles normais a secas é indicada bases hidratantes e cremosas.

As bases podem ser encontradas com cobertura baixa, média e alta. Depende do seu gosto, como eu tenho várias marquinhas no rosto, prefiro as de cobertura de média a alta.

Algumas bases vem com filtro solar, indico para quem vive se esquecendo de passar o protetor solar!

Eu uso a base Studio FIX da Mac, ela é ótima para quem tem pele mista ou oleosa, acabamento matte e longa duração.

Eu uso a cor NC15 ou a NW15 (NC é para peles com fundo amarelado e as NW para peles com fundo rosado), ambas ficam ótimas em minha pele.

Para quem gosta das bases da Mary Kay, as bases com tarja roxa na parte de trás da base são para peles mistas e oleosas e as com tarja rosa para peles normais a secas.

Corretivo:

O corretivo serve para corrigir imperfeições do rosto como manchinhas de acne, manchas da pele, olheiras entre outras. Mas também é muito usado para iluminar o rosto (indico para quem já tem mais prática com a make básica). Em um post separado vou falar sobre iluminar e afinar o rosto.

Existem muitos corretivos ótimos no mercado como os da linha da Bruna Tavares, Boticário, MAC, Quem Disse, Berenice?, Tracta entre outros.

Eu uso os corretivos da NARS pois para mim são os melhores. Tem cobertura alta, cheirinho muito bom, um leque de cores que dão certo com qualquer tom de pele. É livre de parabenos, possui ativos hidratantes que não ressecam a pele. Ele é um dos únicos que não craquela na região dos olhos.

Eu uso as cores VANILLA (para iluminação) e CUSTARD (para correção).

:

O pó serve para matificar a pele, pode ser usado várias vezes ao longo do dia para retirar o excesso de oleosidade do rosto.

Existe o pó com cor e o translúcido (sem cor).

Pó com cor:

Deve ser da mesma cor que a sua base ou que se aproxime. Eu gosto de vários, Vult, Eudora, Maybelline... porém o meu preferido é o da MAC.

Pó translúcido:

É um pó branco que se adapta a qualquer tom de pele. Serve para matificar pele a pele ou o matom cremoso. De longe, meu tipo de pó preferido, pois você pode passar mil vezes durante o dia para retirar a oleosidade que a pele não fica pesada, não craquela e continua com aspecto de saudável.

Eu uso muuuito e recomendo esse da Luisance. Paguei R$10, acredita? ele é um dos melhores que já usei.

Blush:

Para dar aquele ar de saúde e dar aquele toque especial na make ele não pode faltar. Tem opções de blush compacto, em pó solto, em bolinhas, em bastão e cremoso. Eu só uso o compacto pois acho mais prático. O blush deve ser escolhido por seu gosto, mas cuidado, não abuse do blush para não parecer que levou uma chinelada no rosto! KKKKKKKKK

Produtos para correção da sobrancelha:

Agora não vamos falar sobre apenas um produto, mas sim alguns que eu considero importantes ter.

A sobrancelha é de fato uma das partes mais importantes da make, saio sem base mas nunca sem preencher a sobrancelha! KKKKKKKK

Bom, para corrigir as falhas ou dar forma a sobrancelha, acho importante ter nada mais nada menos que:

Máscara de cílios INCOLOR:

Você deve estar se perguntando "O que? máscara de cílios na sobrancelha?" Calma, eu explico.

Muitas de nós temos os pelinhos da sobrancelha rebeldes, para colocar tudo no lugar, acho prático usar a máscara de cílios INCOLOR antes de preencher ela, assim, no final tudo fica no seu devido lugar.

Sombra para preencher:

Uso a algum tempo esse duo maravilhoso da Vult para preencher a sobrancelha durante o dia, ele deixa a sobrancelha super natural e bem preenchida. Ela vem com duas cores que dão certo para todo mundo.

Pasta para preencher:

Pastas para preencher também são ótimas, porém não deixam a sobrancelha natural, indico usar mais para a noite. AMOOOO essa da Anastasia, ela é a melhor que já testei, é um investimento que vale a pena!

Máscara de cílios:

Essa creio que quase todo mundo já usa e é viciado. Eu não saio de casa sem! Existem inúmeras marcas maravilhosas como Avon, Maybelline, MAC, NARS, Benefit, Dailus, Luisance....

O formato de cada aplicador da um efeito diferente, mais alongado, curvado, preenchido.... Vai do gosto de cada um.

Sombras:

Para iniciantes eu recomendo paletas de sombras nudes, marrons e preto. Com essas cores você consegue fazer desde uma make básica para trabalho até uma mais sofisticada para noite.

Uso MUITO essa da Vult, é a Lovely Nude. Possui 3 tons de marrom, um vinho e um nude lindo! É perfeito para usar em todo tipo de make.

Batom:

Uma das primeiras makes que ganhamos na vida. Batons tem inúmeras cores, marcas e formas.

O mais usado é o em bala, porém não acho muito fácil para iniciantes, acho bem mais fácil o líquido, pois o aplicador da certa liberdade na hora de preencher os lábios.

Acho uma boa ideia ter pelo menos um lápis de boca da cor do batom que você mais usa, pois com o lápis você consegue delimitar onde vai aplicar o batom e sem deixar um lado maior do que o outro. Ele é ótimo para iniciantes que não tem muita prática em aplicar batom no formato exato dos lábios.

Recomendo os batons da Eudora, são maravilhosos!

É isso, galera! Espero ter ajudado vocês e ter dado boas dicas. Até a próxima!

Todos os direitos reservados. Blog Bruna Mertz.