banner blogueira iniciante.png
banner marketing digital.png
banner morando sozinha.png

Fim das CURTIDAS no Instagram, e agora?

Depois de tantas mensagens na minha caixa de mensagens do Instagram, resolvi contar para vocês o que eu achei desta atualização.

Se você ainda não está por dentro do assunto do momento, o Instagram atualizou na tarde de hoje (17/07/2019) a plataforma e "acabou" com as curtidas de certa forma.

"Bruna como assim de certa forma?"

Você ainda vai poder ver as SUAS curtidas, mas ninguém mais vai.

Isso aconteceu porque infelizmente algumas pessoas tratavam as curtidas das fotos como status e acabavam se frustrando e até mesmo ficando doentes por não alcançarem o número de curtidas esperado. Sim, parece bobagem mas é um fato que o próprio Instagram divulgou.

A maior preocupação da maior parte das pessoas que me questionaram sobre este fato foi:

Meu desempenho vai decair?

Depende. Você precisa perceber que o que aconteceu foi o "sumiço" dos likes, e não do teu tráfego e engajamento.

Agora tudo vai depender do teu conteúdo, do quanto você se dispõe a trazer conteúdo relevante para teu público. Agora não é mais batalha de quem tem mais likes, agora é batalha dos grandes! De quem realmente sabe utilizar esta ferramenta de Marketing.

Pode ter certeza que o nível de conteúdo das pessoas irá melhorar, as pessoas tendem a se preocupar mais com a qualidade e não quantidade!

Como eu sempre digo para vocês, precisamos trazer conteúdo bom para nossos clientes, seguidores e leitores, só assim teremos retorno.

Minha experiência:

Comecei a usar o Instagram para passar dicas de cabelo colorido em meados de 2014, época das cavernas do Instagram, nesta época, meu cabelo era azul HAHAH

Em 2015 quando eu já tinha um bom número de seguidores ativos, decidi migrar para o blog porque na época não existiam os Storys, havia limite de caracteres baixíssimo para legenda nas fotos e não era possível postar foto + vídeo na mesma publicação.

Quando cheguei no blog em 2016, fui surpreendida ao perceber que meu tráfego vinha em montantes do Instagram, rede social que contribuiu e muito para que o blog fosse reconhecido.

De lá pra cá muitas atualizações chegaram no Instagram e com elas o número de usuários da plataforma aumentou drasticamente. E com isso as pessoas começaram uma luta diária para conseguir seguidores e likes em suas fotos.

Como mencionei acima, algumas pessoas chegaram a ficar DOENTES por não atingir o número esperado, e isso foi tão absurdo que o próprio Instagram decidiu por um fim nas curtidas.

As curtidas viraram apenas uma forma de inflar o ego de algumas pessoas, e se você for parar pra pensar, isso é ridículo. Uma curtida não diz absolutamente NADA sobre nós.

E eu admito, eu fui uma destas pessoas que se sentia mal por não atingir o mesmo que outras garotas atingiam. Com isso, me frustrei e "abandonei" a rede social por um tempo.

Usei este tempo para rever meus conceitos sobre muita coisa, para refletir sobre quem eu sou, quem eu queria ser e focar apenas no que realmente era importante.

Com isso, mudei o foco do blog, de beleza o blog passou a abordar conteúdos mais relevantes como empreendedorismo, marketing digital e hoje meu maior anseio é ajudar muitas de vocês a perceberem que a vida fora das redes sociais é LINDA!

UMA REDE SOCIAL NAO PODE CONTROLAR NOSSAS VIDAS, NOS DEVEMOS USÁ-LAS A NOSSO FAVOR!

Como vocês perceberam eu estou sumida do Instagram exatamente por ter percebido que a vida fora dali é maior. Quem me acompanha sabe que estou com projetos enormes para a vida pessoal e para o blog.

Disse em outro post e repito, 2019 é o NOSSO ANO!

Em suma, nada disso me afetou de forma negativa. Estou feliz com isso, assim temos uma frustração a menos quando nossa autoestima está baixa, além de que, o conteúdo do Instagram tende a melhorar.

Todos os direitos reservados. Blog Bruna Mertz.