banner blogueira iniciante.png
banner marketing digital.png
banner morando sozinha.png

5 coisas para NAO fazer quando começar um blog!

Oii, gente! Várias de vocês me mandaram depoimentos falando que pretendem começar um blog neste ano e me pediram dicas. Hoje vamos começar a série de posts que é "Trabalhando com blog".

Essa série terá 2 posts semanais com dicas para quem pretende começar seu blog de qualquer nicho que seja.

Você também pode gostar:

Fontes gratuitas para usar no blog!

Como ganhar likes e comentários grátis no Instagram?

Como ganhar dinheiro com blog?

1 - Não fique sem o domínio

Sabe aquele . com.br que tem no final da URL dos sites? este é o domínio. Além de passar um ar mais profissional, ele também é único. Ninguém mais pode usar o mesmo nome que você.

Considero ele necessário para quem pretende trabalhar com o blog, pois ele garante que apenas você seja reconhecido por esse nome.

Ele é consideravelmente barato, eu pago no domínio em torno de R$30 por mês no Wix. Exitem várias plataformas com valores diferentes.

2 - NÃO ignore outras redes sociais!

Pode parecer algo óbvio, mas muitas blogueiras não usam o poder de outras redes sociais. Elas são ferramentas NECESSÁRIAS para divulgação de conteúdo, conquistar novos leitores e se conectar a eles.

Instagram - rede social com grande poder de divulgação, lá você interage com seus leitores e pode conquistar novos leitores diariamente com as estratégias certas.

A rede social é mais do que apenas postar fotos, você consegue um grande retorno em poucos dias usando técnicas de marketing digital.

Caso você ainda não saiba como funciona, recomendo que dê uma conferida nos materiais:

Instráfego - Aprenda a ganhar dinheiro com seu Instagram

Influencer Academy - Curso para influenciadoras digitais

23 Estratégias para alavancar seu Instagram - 23 dicas e truques para crescer na rede social

Lá, você pode impulsionar tanto fotos do feed como seus Storys. Considero uma das (senão a melhor) forma de atrair novos seguidores e leitores para o blog.

Para melhorar seus resultados, você pode aprender muito com o material "Instagram Stories | Super Estratégias para Alavancar o seu perfil". Super completo, ele te da instruções para ter um Feed harmônico, Instagram Stories, Cross Media e Trans MediaEstratégias.

Facebook - Outra rede social que pode te ajudar bastante com divulgação. Crie uma página para seu blog, convide seus amigos para curtirem e poste regularmente seus posts novos lá. Outra dica bacana é também fazer posts exclusivos para o Facebook com assuntos sobre seu nicho.

Nele, você pode impulsionar suas publicações para cidades próximas da sua, os patrocinados. Com investimento baixo, o retorno também é ótimo.

Pinterest - Poucas pessoas acreditam no seu potencial, mas só quem usa, sabe o retorno que nos traz.

Minha experiência foi a melhor possível. Fiz cursos, me aprimorei e aprendi a usar técnicas de marketing para atrair o público.

Caso você não o conheça, o Pinterest é uma rede social parecida com o Google, porém, você usa apenas imagens.

Vamos supor que o teu nicho seja unhas, e você tem um post falando sobre decoração de unhas. Você pesquisa no Pinterest, e diversas imagens com decorações de unhas irão aparecer.

A melhor parte é que você pode adicionar links direcionáveis nas fotos, assim, quem clicar na sua imagem será direcionado direto para sua página do blog.

Você pode conectar seu blog no Pinterest e ver os resultados diários, semanais e mensais.

Ele é ótimo pois como se trata de impressões, seu Pin pode atingir milhares de pessoas em poucas horas.

Irei mostrar meus dados do Pinterest para vocês, referentes ao mês passado (março):

Este é o meu perfil no Pinterest (clique aqui para entrar).

Possuo em média 653,9 MIL visualizadores mensais. Parece muito né? mas é real. E este número tende a crescer.

Agora vocês sabem porque é meu meio preferido para gerar tráfego para o blog.

Caso tenha se interessado e queira aprender mais sobre como funciona, estratégias e mais, conheça:

Pinterest Expert

Pinterest Marketing

3 - Não jogue dinheiro fora com o blog, para depois abandonar!

Todas sabemos o quanto é sofrido para ter aquele dinheirinho no final do mês. Por isso, se vai investir no seu blog (o que é necessário) não jogue ele fora. De o melhor de você nisso, eu vou estar dando várias dicas para vocês terem resultados com o blog, além de ter outras blogueiras que estão ai para te ajudarem também!

4 - Não considere outras blogueiras como concorrentes

Esse erro é bastante comum no nosso segmento. Algumas pensam que a blogueira do outro blog é concorrente e isso pode atrapalhar seu desempenho.

Existem grupos no Facebook dedicado a interação entre blogueiras onde ajudam umas as outras.

Trocamos experiências, dicas e até parcerias!

As parcerias entre blogueiras são ótimas pois assim, vocês apresentam a coleguinha para seus leitores e vice versa. Todas saem ganhando.

4 - Não saia pedindo parcerias com toda e qualquer marca

Outro erro bastante comum. Muitas começam o blog pensando apenas em receber mimos e dinheiro.

Primeiro pensa comigo. Você pede parceria para ganhar produto|dinheiro, mas qual o retorno que a empresa terá? Você tem leitores o suficiente? Teus leitores são fiéis e irão comprar o produto do parceiro?

Se você não tem algo para dar em troca, além da marca não fechar a parceria, você pode queimar seu filme com isso.

Então calma, conquiste um bom público, faça pesquisas, crie um MídiaKit.. E só depois, vá atrás de parcerias.

Pode ter certeza que é bem mais fácil a empresa te procurar quando você ter um bom engajamento. Ela vai perceber que terá um bom retorno e assim todos ganham.

5 - Não existe retorno sem empenho

Já vi blogueiras inciantes (e até mais experientes) reclamando que não possuem leitores ativos, o tráfego não aumenta, não gera receita (dinheiro), porém, não se empenham o suficiente!

Quando você pretende trabalhar com o blog, precisa dar o máximo e tratar ele como EMPREGO! Afinal, se te remunera, é trabalho.

Não adianta fazer 1 post por semana, não divulgar, não interagir com os leitores e querer receber 5 mil visualizações do nada! Vamos! FOCO! Crie conteúdo de qualidade, divulgue até para as amigas da vovó!

Eu mesma levei cerca de 1 ano para começar a receber uma boa grana com o blog, mas foi apenas depois de muito empenho, dedicação, horas produzindo conteúdo, aprendendo com cursos, blogs de outras pessoas.. Nada acontece sem fazer por onde!

Por hoje estas são as dicas, espero que gostem da série. Deixem seus comentários!

Até a próxima!

Todos os direitos reservados. Blog Bruna Mertz.