banner blogueira iniciante.png
banner marketing digital.png
banner morando sozinha.png

7 coisas que eu aprendi morando sozinha

July 3, 2019

A quase 4 anos morando sozinha aprendi muita coisa, desde fazer comida até educação financeira. Sempre compartilhei minhas experiências com vocês, e agora me sinto preparada para contar para vocês as 7 principais coisas que aprendi morando sozinha.

 

As coisas não são fáceis, mas também não são difíceis. Sempre damos um jeitinho para tudo, mas até lá, nos frustramos muito. Vim de uma família humilde, que nunca possuiu condições de me bancar morando sozinha. Então fui atrás e trabalhei, trabalhei muito, e hoje consigo me sustentar tranquilamente.

 

Toda lição é repentina, pode ser grande ou pequena, mas sempre nos marca muito. Nos torna responsáveis, maduras, conscientes e nos descobrimos muito morando sozinhas.

 

1 - Morar sozinha te faz amadurecer

Não que e fosse "infantil" antes, mas aprendi a me importar apenas com o que precisa. Chorar por namoradinho? Ficar triste por minhas amigas não me convidarem para roles? Jamais.

O que me chateia é o salário atrasar, ter problema no encanamento, ter que lavar a roupa 2x por ter esquecido as roupas na máquina de lavar.

 

Aprendemos que coisas fúteis não merecem nosso tempo, ficamos felizes com a louça limpa e conta de luz paga. 

 

Não temos mais tempo para fofocas, barracos em rede social, discussões por causa de política em Facebook. Aliás, mal temos tempo para as redes sociais.

 

 

 

 

2 - Te ensina a amar a própria companhia

Eu era muito dependente dos outros, da atenção das minhas amigas e dos meus namoradinhos. Queria sempre ter alguém junto comigo para tudo.

 

Hoje em dia é exatamente o contrário. AMO ficar sozinha, amo ter meu próprio tempo, fazer as coisas que eu quero/preciso fazer sozinha. 

 

Aprendemos a apreciar um bom vinho com nossa própria companhia. Um café da manhã super tranquilo apenas planejando meu dia se tornou minha atividade preferida.

 

Morando sozinha temos inúmeros momentos sozinhas, e estes são os melhores momentos para nos redescobrir, nos conhecer melhor. 

 

 

 

3 - As coisas não acontecem como você quer

Você vai aprender que nem sempre vai conseguir fazer aquela viagem que estava planejando, por ter que trabalhar no mesmo dia.

 

Sabe aquele Mc Donalds que você estava louca para comer? Esquece, sua lâmpada vai queimar e a prioridade é ter iluminação em casa.

 

As coisas acontecem de uma hora para a outra e isso é normal numa casa, as coisas estragam/quebram e ali se vai alguns "pilas" que haviam guardados (e as vezes nem temos este dinheiro). 

 

 

 

 

4 - Minha mãe tinha razão

Muitas coisas que nossas mães e avós falavam quando morávamos com elas são verdade.

 

"Quando não ter mais eu por perto vai ver como é difícil"

"Acha que dinheiro dá em árvore?"

"Quando você sair de casa vai dar valor"

 

Estas e muitas outras frases vão se encaixar em algumas situações que possam vir a acontecer.

Morando sozinha, aprendi que é TUDO CARO! Nosso dinheiro não vale nada, e sempre acontece algum imprevisto para nos estressar e gastar mais dinheiro. 

 

A louça vai acumular, nos primeiros dias você vai manter tudo organizado, mas com a correria do dia a dia combinada com o cansaço, a pilha na pia vai só crescer. As roupas não se lavam sozinhas, e nos dias de chuva vai demorar muito para secar.

 

Você tirou o pó ontem, e hoje já está tudo empoeirado novamente. Esqueceu a toalha no quarto? Você é quem vai precisar ir buscar.

 

Esqueceu de ir ao mercado comprar comida? Se vira com o que tem em casa pois o mercado já fechou!

 

Ou pior, não fez comida? As panelas não irão num passe de mágica preparar uma variedade enorme de pratos gourmet. 

 

 

 

5 - Não da para viver de marmita

Por conta da correria do dia a dia, uma vez ou outra pegamos marmita.

Além de nos deixar mais FALIDOS também nem sempre é tão gostosa a comida. Precisamos fazer lista de mercado e fazer compras para o mês. Fazer comida na noite anterior para ter tempo de almoçar no outro dia e já voltar para o trabalho. 

 

 

 

 

6 - Você nem sempre vai pagar as contas em dia

O salário pode atrasar, imprevistos podem acontecer e te deixar sem dinheiro, o cheque pode voltar... Precisamos nos preparar para estes imprevistos, e se não ter o que fazer, precisamos pagar os juros por atraso e aceitar que DÓI MENOS! HAHAH

 

 

 

 

7 - Damos valor para pequenas coisas

Quando eu morava com meus pais, comia todo dia algo diferente. E se tivesse algum prato que eu não gostasse, minha avó preparava algo só para me agradar.

 

Morando sozinha, isso não acontece. Você precisa se virar com o que tem.

Lembro de quando eu não tinha fogão na minha antiga kitnet. Não tinha microondas nem chaleira elétrica.

Eu queria tanto mas tanto tomar um café quentinho no inverno, e o que eu fiz? Tomei café com água do chuveiro. 

SIM! HAHAAHH eu lembro disso e dou risada! 

 

Mas acontece, você pode esquecer de pagar a conta de energia elétrica e ficar á luz de velas. 

Vai esquecer de ir ao mercado, ou simplesmente não ter dinheiro e jantar/almoçar pão.

 

Vamos dar muito valor para nosso tão suado dinheiro. Não vamos mais gastar com tanta bobagem, vamos priorizar nossas contas e metas. 

 

Aprendemos a fazer certos itens durarem mais, só para adiar a compra de outro.

 

 

Nem sempre você vai passar pelas mesmas coisas que eu, tudo varia de pessoa para pessoa. Tudo foi baseado em minhas experiências pessoais morando sozinha nos últimos anos.

 

Espero que tenham gostado, até a próxima! 

 

Share on Facebook
Please reload

Todos os direitos reservados. Blog Bruna Mertz.