banner blogueira iniciante.png
banner marketing digital.png
banner morando sozinha.png

Estratégia de venda - ESCASSEZ

November 27, 2019

Em mês de Black Friday muitos empreendedores acabam saturando suas plataformas de vendas com descontos e acabam esquecendo de pequenos gatilhos mentais que mexem com o psicológico de seus clientes. 

 

Um destes gatilhos é a famosa escassez, ela desperta o senso de urgência, diante do medo de perder a oportunidade de compra. Esta estratégia pode ser usada em todos os segmentos comerciais, e principalmente nesta época do ano os resultados costumam ser muito positivos.

 

 

Algo comum e que já faz parte de nós humanos é querer o mais difícil, principalmente na área de consumo. Um bom exemplo são produtos importados que nos trazem sensação de exclusividade, já que não são tão fáceis de encontrar por aqui. 

 

O desejo pelo que é escasso, raro e limitado é uma questão puramente psicológica, que, por consequência, impacta o comportamento de muita gente.

 

Grandes empresas utilizam o marketing de escassez para alavancar suas vendas, se há pouca oferta, naturalmente, o público vai se antecipar para conseguir a sua unidade daquele produto.

 

Essa é uma estratégia basicamente simples e com alto poder de eficiência. Uma dose de marketing de escassez  pode te ajudar a aumentar as vendas. Mas mantendo sempre a sinceridade com os seus clientes

 

 

Copys de escassez para vender muito!

 

Quantidade:

Apenas X unidades disponíveis em nosso estoque.

 

Tempo:

Promoção válida apenas nos próximos 5 minutos! 

 

Perfil:

Vagas disponíveis apenas para profissionais do ramo.

 

Convite:

Acesso exclusivo para assinantes que estão recebendo este email.

 

 

 

Marketing de Escassez na BlackFriday

 

As vésperas de BlackFriday, uma das datas mais aguardadas do ano tanto para os consumidores quanto para os varejistas. 

Essa época, apostar no remarketing é sempre uma ótima ideia, assim clientes antigos ou interessados podem vir a realizar novas compras. Conquistar um novo cliente pode custar entre cinco e 25 mais do que reter um já existente, segundo estudo da Harvard Business Review, por isso, é sempre importante a captação de leads e o constante contato com estes clientes. 

 

Estamos próximos de completar uma década de BlackFriday no Brasil, evento que começou em 2010 e desde então tem sido muito bem aproveitado tanto pelas grandes empresas de varejo quanto para nós autônomos. 

 

Na BlackFriday utilizar o gatilho mental da escassez acaba resultando grande volume de vendas e captação de leads. Se possível, implemente um contador de tempo nas suas páginas de venda, algo como: “Esta oferta é válida por apenas X minutos/horas". Existem maneiras simples de implementar um countdown em seu site, se criado pelo Wix por exemplo, é possível adicionar o Widget já pronto.

 

Caso seu negócio seja físico, pode implementar promoções como: "Os primeiros 15 clientes ganham X% de desconto á vista" ou "Compre X unidades e ganhe X% de desconto". São diversas estratégias em que pode ser aplicado o marketing de escassez, com tudo, vale ressaltar que o Código de Defesa do Consumidor deve ser respeitado. 

 

O marketing de escassez é uma das estratégias mais inteligentes e que traz resultados imediatos! Com o desenvolvimento e aplicação correta, é possível ter ótimos resultados tanto na BlackFriday quanto no restante do ano, vale a pena testar! 

 

Espero ter ajudado vocês, até a próxima! 

Share on Facebook
Please reload

Todos os direitos reservados. Blog Bruna Mertz.