banner blogueira iniciante.png
banner marketing digital.png
banner morando sozinha.png

Planejamento financeiro para morar sozinha | Planilha grátis para baixar

Morar sozinho é o sonho/meta de muitos jovens, mas conquistar sua independência financeira e ter seu cantinho do seu jeitinho pode parecer algo caríssimo, não vou negar que realmente envolve muito dinheiro, mas com um bom planejamento podemos economizar muito e conquistar nossa casinha mais rápido do que imaginamos.

Como juntar dinheiro para morar sozinho

Isso varia muito do seu emprego, se sua família irá te ajudar ou não. Isso varia muito de cada situação, uma dica é seguir o Desafio das 52 semanas que ensinei em outra publicação aqui no blog, você pode aprender clicando aqui.

Você também precisa decidir o que seria melhor pra você, casa ou apartamento? comprar ou alugar? Qual bairro? Qual seu orçamento?

Quando fui morar sozinha eu me fiz estas perguntas e me ajudaram a diminuir muito as opções, eu precisava morar no centro da cidade por conta da faculdade e trabalho, além de que os supermercados ficam abertos até mais tarde, assim eu teria tempo de correr fazer alguma compra de emergência. Além da segurança que os apartamentos tem.

Assim, minhas opções se limitaram a apartamentos alugados, pois não conseguiria financiar um imóvel. Meu orçamento se limitava em R$700 em aluguel, e logo consegui o imóvel certo.

Indico pesquisar MUITO nos sites das imobiliárias e grupos no Facebook de aluguel direto com proprietário, além de pechinchar muito para diminuir o valor do aluguel. Eu consegui R$200 de desconto no aluguel só nessa pechincha rsrs.

Faça uma planilha de gastos

Faça uma planilha com os possíveis gastos que você terá para ter noção de quanto irá comprometer de seu salário com os gastos morando sozinha.

Lembre-se que ao morar em apartamentos, em sua maioria, é cobrado condomínio e IPTU, assim como alguns não incluem água nem gás no valor do condomínio.

Aqui tem um ótimo exemplo que você pode seguir:

Lembre de somar também os gastos que você já tem, como Netflix, plano de celular, cartão de crédito etc.

Também é importante anotar o valor do frete dos móveis até o imóvel, instalações e reparos, estes são gastos que normalmente esquecemos mas precisamos considerar

Você pode baixar totalmente grátis esse planner para preencher com os seus gastos:

Como montar uma casa do zero para morar sozinha?

Eu já fiz um post aqui no blog que é sobre os móveis básicos para montar a casa nova, você pode conferir clicando aqui.

Como vocês viram no post, eu considero a sala o cômodo mais supérfluo, pois ele é basicamente para se receber visitas, você ter um sofá ou não, não irá implicar em nada de início.

Cozinha já considero o segundo cômodo mais importante, pois é nele que você irá preparar e conservar suas refeições.

Itens básicos para a cozinha:

- Geladeira

- Fogão

- Microondas

- Talheres

- Mesa

- Armário

Quarto eu considero o mais importante, pois é nele onde dormimos e descansamos.

Itens básicos para o quarto:

- Cama (se puder ser uma com baú é melhor, assim você terá mais espaço para guardar suas coisas em baixo!)

- Guarda Roupas

- Mesinha para estudos ou só para guardar as bugigangas HAHAH

Claro que os itens variam muito do que você já tem, além das suas necessidades. Por exemplo, eu só fui comprar uma TV após 4 anos morando sozinha, pois como tenho o computador posso ver filmes e seriados nele mesmo.

Outra coisa que pode te ajudar é alugar um imóvel com móveis ou pelo menos alguns embutidos, então não será preciso gastar com isso tão cedo. Vale a pena pesquisar e fazer os cálculos de como gastaria menos, levando em conta que imóveis mobiliados normalmente são um pouco mais caros.

Pesquise, pechinche e aproveite promoções!

Antes de ir morando sozinha eu fui comprando algumas coisas com o dinheiro que sobrava, aproveite promoções de sites e lojas de sua cidade, mas claro, sempre pesquisando MUITO! Leve em conta sempre custo X benefício!

Também é bacana dar uma pesquisada em lojas de móveis usados, sempre tem ótimas opções baratíssimas de móveis em bom estado.

Fiz um post bem bacana com 15 formas de economizar dinheiro morando sozinha, só clicar aqui para conferir.